A Maçonaria, é definida através das instruções maçônicas inglesas, como um sistema peculiar de moralidade, velado por alegorias e ilustrado por símbolos.
Em sua "Encyclopedia of Freemasonry", o sábio Albert Galatin Mackey prefere ir mais longe:
"A Maçonaria é um sistema de moralidade desenvolvido e inculcado pela ciência do simbolismo. Este caráter peculiar de instituição simbólica e também a adoção deste método genuíno de instrução pelo simbolismo, emprestam à Maçonaria a incolumidade de sua identidade e é também a causa dela diferir de qualquer outra associação inventada pelo engenho humano. É o que lhe confere a forma atrativa que lhe tem assegurado sempre a fidelidade de seus discípulos e a sua própria perpetuidade."
De fato, a Maçonaria adotou o método de instrução, ela não o inventou.
A simbologia é a ciência mais antiga do mundo e o método de instrução dos homens primitivos. É graças a ela que tomamos conhecimento hoje, da sabedoria dos povos antigos e dos filósofos. O acervo religioso, cultural e folclórico da humanidade está preservado através do simbolismo, desde a pré-história.
O princípio do pensamento simbólico está fincado em uma época anterior à história, nos fins do período paleolítico. Os mestres da humanidade primitiva, podem ser facilmente localizados, através de estudos sobre gravações epigráficas.
A Maçonaria é a legítima herdeira espiritual das sociedades iniciáticas da antiguidade, porque perpetua o tradicional método de instrução, no ensinamento de suas doutrinas.
Nicola Aslan, em sua obra "Estudos Maçônicos sobre Simbolismo", divide os símbolos maçônicos em cinco classes principais:
1. Símbolos religiosos, místicos e tradicionais: | |
Deus, a criação e perfeição
São representados pelo Selo de Salomão ou Escudo de Davi (Estrela de Davi). | |
Evocação da idéia de Deus Representada pelo Triângulo, Delta Luminoso ou por Três Pontos ∴ | (detalhe da nota de um dolar americano) |
Sol Representado pelo Círculo com um ponto central. | |
Símbolo do Poder Representado pelo TAU grego. | |
2. Símbolos da Arte da Construção: | |
Medida na pesquisa Representada pelo Compasso. | |
Retidão na ação Representada simbolicamente pelo Esquadro. | |
Vontade na aplicação Representada pelo Malho (ou Malhete). | |
Discernimento na investigação Representado pelo Cinzel. | |
Profundeza na observação, Representada pela Perpendicular (prumo). | |
Emprego correto dos conhecimentos, Representado pelo Nível. | |
Precisão na execução, Representada pela Régua. | |
Poder da vontade, Representado pela Alavanca. | |
Benevolência para com todos, Representada pela Trolha. | |
Trabalho constante, Representado pelo Avental. | |
O dualismo, Representado pelo Pavimento de Mosaico. | |
O Trabalho do Aprendiz, Representado pela transformação da Pedra Bruta na Pedra Polida (Pedra Cúbica). | Selo dos Correios - Brasil 2004 Desbastando a Pedra Bruta (veja também: Filatelia Maçônica) |
3. Símbolos herméticos e alquímicos: | |
Os quatro elementos herméticos, Representados pelos elementos clássicos: Ar, Terra, Água, Fogo. | |
Os três princípios da Grande Obra, Representados pelo Sal, Mercúrio e Enxofre | (Sal, Mercúrio e Enxofre) |
Ainda temos outros símbolos herméticos e alquímicos, como por exemplo:
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O Sol e a Lua
Colunas J e B (VITRIOL) |
4. Símbolos com significado particular: | |
A união entre os Maçons, Representada pela Romã. | |
A cooperação para atingir o mútuo desenvolvimento, Representada pela Colméia. | |
A união fraternal, Representada pela Cadeia de União. | (Cadeia da União) |
A luz do aprendizado, do conhecimento e da revelação, Representada pela Lamparina. | |
A iluminação, Representada pela Estrela flamejante. | |
O conhecimento, Representado pela letra G. Sétima letra do alfabeto latino e terceira letra do alfabeto grego (Gama). Ghimel, em fenício e em hebráico, Gomal em siríaco e Gun em árabe. A letra G é equivalente ao Gama grego - O Conhecimento - (de Gnosis). Representa o Grande Arquiteto do Universo e a ciência da Geometria. | |
O equilíbrio, Representado pelas colunas da Sabedoria, Força e Beleza. | Colunas maçônicas representando a Sabedoria, Força e Beleza (veja também: Filatelia Maçônica) |
A imortalidade e inocência, Representadas pelo ramo de Acácia. | |
O amor e a abnegação, Representados pelo Pelicano. | |
5. Outros símbolos tradicionais: | |
Pitagóricos, Representados pelos números, pelo Pentagrama (estrela de cinco pontas), pela Proporção Áurea (ou Proporção Dourada) e pelo Teorema de Pitágoras. | |
Cabalísticos,
Representados pelas sefirotes ou sefiras (manifestações ou esferas da Árvore da Vida). Keter: Coroa Binah: Compreensão Hochma: Sabedoria Daath: Gnose ou Conhecimento Gevura: Julgamento Hesed: Misericórdia Hod: Reverberação Tepheret: Equilíbrio/Beleza Netzah: Eternidade Yesod: Fundação Malcut: Reino | |
Geométricos (ex: Círculo, Triângulo, etc.), religiosos e muitos outros que servem a um significado maçônico. | (outros símbolos) |
Com muita propriedade, Jean-Pierre Bayard, em sua obra "A Franco-Maçonaria", define o simbolismo: "O simbolismo é a linguagem da ascese. Para além do tempo e do espaço, liga a dimensão individual quotidiana, psicológica à escala cósmica, supra-individual. Pode variar na sua expressão, nas suas representações exteriores, mas os seus fundamentos permanecem imutáveis". Diz ele, que "os símbolos não são simples imagens passivas, transformadores de energia psíquica, modificam a natureza secreta do homem. O símbolo não é um conceito sábio, em entidade abstrata, mas sim uma lei profunda, que exerce o seu poder sobre a natureza interior do ser humano. O símbolo permite a transmissão da mensagem, veicula o elemento central da idéia, para além das diferenças de cultura e de civilização. Ele é intemporal.
Em Les Cahiers du Pélican, em seu no. 10, André Pothier, destaca:
Fontes de informações:
- "Estudos Maçônicos sobre Simbolismo" - Nicola Aslan - Editora Aurora - Rio de Janeiro - 4a Edição.
- "A Franco-Maçonaria" - Jean-Pierre Bayard - Publicações Europa-América - Portugal - 1989.
- "Grande Dicionário Enciclopédico de Maçonaria e Simbologia" - Nicola Aslan - Editora Artenova - Rio de Janeiro - 1974.
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